pt | en

Congo de Niquelândia

As congadas estão presentes no Norte, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil, com características que variam de acordo com a região. Em Niquelândia, um único grupo, o Congo de Niquelândia, realiza três dias de novena na paróquia São José em louvor às santas Ifigênia e Nossa Senhora do Carmo, nos dias 25 e 26 de julho.

Conforme o nome indica, as congadas são uma manifestação artística popular com elementos de usos e costumes tribais do Congo – país que é um dos portadores da cultura tradicional afro-brasileira. Elas se organizam na forma de autos, teatralmente, ao som de melodias executadas por viola, reco-reco, bumbo e sanfona. Possui formação hierárquica, com personagens fantasiados de imperador (ou rei) e de imperatriz (ou rainha), que são acompanhados por um séquito real, composto por ministros, vassalos, soldados e guerreiros. A tradição realiza a coroação do rei e da rainha, conduzida pela corte, em clara referência à aclamação do rei Congo e da rainha Ginga.

Em sua expressão ritual, as congadas também apresentam influências ibéricas referentes à religiosidade, já que fazem parte de uma festividade mais ampla, a procissão em homenagem às padroeiras Santa Ifigênia e Nossa Senhora do Carmo. Elas têm um caráter cultural tradicional, passam de pai para filho, de geração a geração, o que permite que existam há mais de 200 anos.

Niquelândia, município de Goiás, surgiu após a chegada dos bandeirantes, com a descoberta do ouro na região. Foi durante o período de mineração que os escravos foram levados para trabalhar no garimpo. Mais tarde, a exploração do ouro foi substituída pela do níquel – hoje, a cidade abriga uma das maiores reservas desse elemento do mundo.  

Agenda

Programe-se para os próximos eventos
na Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge


A Vila de Sao Jorge

Conheça a história da Vila criada por ex-garimpeiros de cristais
Faça parte da nossa comunidade e ajude a preservar as belezas da Vila
Veja a rota de carro a partir de Brasília até a Vila de São Jorge

Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge
Rua 4, quadra 4, lote 19, Vila de São Jorge, Alto Paraíso - GO
Telefone: 62 3455 1077 - contato@cavaleirodejorge.com.br

2005 - 2017 Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge. Alguns direitos reservados.
Ao compartilhar, cite a fonte.