Inscrições abertas para a Semana Empresarial do Sebrae - Feira de Experiências Sustentáveis

15/06/2016 · Por Da redação

Na noite do dia 14 de junho de 2016, foi realizado pelo Sebrae, em parceria com a Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge e a Prefeitura de Alto Paraíso de Goiás, o Seminário de Economia Criativa e Desenvolvimento Sustentável, ministrado pela consultora de processos e estratégias de desenvolvimento da economia criativa na perspectiva territorial, Karina Zapata, na vila de São Jorge, distrito de Alto Paraíso de Goiás. Após uma divulgação local, com publicações em redes sociais e passagem de carro de som, cerca de 40 participantes estiveram presentes na Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge.

Com linguagem simples e método dinâmico e participativo, exibição de vídeos e dinâmicas em grupo, Karina apresentou casos reais que envolvem a temática do desenvolvimento do turismo sustentável, como a Bomba do Hemetério, na periferia da cidade de Recife (PE). O seminário veio em boa hora, diante de um cenário de instabilidades políticas e econômicas, quando empreendedores do turismo – principal fonte de renda na região da Chapada dos Veadeiros – precisam pensar e criar novas formas de tornar o destino mais atraente ao turista, inovar e empreender.

Karina destacou a importância de uma comunidade forte, autoral, autêntica e, principalmente, unida por um objetivo em comum. Afinal, trabalhar junto é o desafio de interagir com necessidades diferentes. Para tanto, a importância de três ações: cooperar, confiar e dialogar. Junto a isso, o atrevimento é essencial. Errando muitas vezes é que se aprende e se alcança o sucesso. O empreendedor é aquele que faz, não só pensa. Ele aprende na ação: imagina, desenvolve e realiza visões. É preciso esquecer a frase: “Deve ser assim porque sempre foi assim...”. E se for diferente?

Foi citado o exemplo do restaurante rural Vó Maria, na Paraíba: com a vontade de construir o estabelecimento, mas sem dinheiro para empreender, no início os proprietários pediam emprestados a toda a comunidade local os talheres, pratos e copos para servir as refeições. Depois, lavavam e devolviam, diariamente, até que conseguiram crescer e comprar os próprios materiais. Hoje, é um empreendimento sustentável, que recebe um forte fluxo de turistas.

Ao final, a conclusão. Desenvolvimento turístico sustentável se faz com: gente, valores, ideias inovadoras, bons projetos, parcerias, articulação de políticas públicas, estímulo à cultura empreendedora, participação local, planejamento e gestão com visão estratégica, pactos de médio e longo prazo e captação de recursos.

O Sebrae é um grande parceiro do Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, apoiador da Feira de Experiências Sustentáveis do Cerrado há três anos. Criada em 2006, a feira tem o objetivo de divulgar e valorizar a produção artesanal das comunidades tradicionais da Chapada dos Veadeiros e do cerrado brasileiro, com destaque para o nordeste goiano. Para isso, conta com exposição e comercialização de produtos de artesanato e da gastronomia local. Além de estimular a geração de renda e a profissionalização de pequenos agricultores e artesãos, também valoriza o encontro e a troca de experiências entre os mesmos. Em paralelo, são realizadas oficinas voltadas à gestão de negócios e à difusão da cultura tradicional. Este ano, acontecerá de 22 a 30 de julho.

Na próxima semana, nos dias 21, 22 e 23 de junho, acontece a Semana Empresarial, na vila de São Jorge. A realização faz parte da parceria entre o Sebrae e a Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge para o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. Confira a programação, que é gratuita: 

 

SEMANA EMPRESARIAL

 

Data: 21/06/2016

Ação: Palestra Microempreendedor Individual para Começar Bem (Benefícios e Obrigações do MEI)

Horário: 18h30 às 20h

Atendimento Presencial: 9h às 12h – 14h às 18h

Local: Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge, Vila de São Jorge, Alto Paraíso de Goiás

Público: MEI’s, Potenciais Empresários e Potenciais Empreendedores

Realização: Sebrae

Parceiro: Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge

Número de Participantes: não há limite, conforme disponibilidade do local

 

Data: 22/06/2016

Ação: Oficina SEI Formar Preços

Horário: 18h30 às 22h30

Atendimento Presencial: 9h às 12h – 14h às 18h

Local: Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge, Vila de São Jorge, Alto Paraíso de Goiás

Público: MEI’s

Realização: Sebrae

Parceiro: Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge

Número de Participantes: mínimo 20 e máximo 30

 

Data: 23/06/2016

Ação: Oficina SEI Clicar

Horário: 18h30 às 22h30

Atendimento Presencial: 9h às 12h – 14h às 18h

Local: Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge, Vila de São Jorge, Alto Paraíso de Goiás

Público: MEI’s

Realização: Sebrae

Parceiro: Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge

Número de Participantes: mínimo 20 e máximo 30

 

Faça a sua inscrição pelo e-mail institucional@encontrodeculturas.com.br ou pelos telefones (62) 3455-1077 ou (61) 8585-7670.

E mais: se você é artesão ou pequeno agricultor da região do Nordeste goiano e gostaria de participar da Feira de Experiências Sustentáveis do Cerrado, de 22 a 30 de julho, no XVI Encontro de Culturas, envie seu material para o mesmo e-mail informado acima. Estamos selecionando!