Chapada dos Veadeiros sedia o VIII Encontro de Capoeira Angola

07/07/2016 · Por Redação

O Encontro de Capoeira Angola foi introduzido no Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros com o intuito de fortalecer os laços culturais de origem afro-brasileira na região.  A Capoeira Angola vem crescendo como fator de reconhecimento cultural e social dos povos afrodescendentes do mundo inteiro, tornando evidente a sua importância como ferramenta para o desenvolvimento da autoestima individual e coletiva. Assim, a Capoeira vem contribuindo para a humanização dos espaços sociais urbanos.

Este ano o  VIII Encontro de Capoeira Angola, será realizado de 28 a 30 de julho, na Vila de São Jorge, durante o XVI Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros e tem como objetivo conscientizar a população, especialmente crianças e jovens, acerca das práticas e representações que configuram o racismo e o preconceito. O evento também busca fomentar uma aproximação das pessoas à riqueza cultural afro-brasileira, mostrando a História e tradição do povo negro e, consequentemente, aprofundando a reflexão a respeito das fortes raízes culturais africanas presentes na região da Chapada dos Veadeiros.

 

Mestre Valmir (BA)

Mestre de Capoeira Angola, Valmir Santos Damasceno nasceu em 27 de agosto de 1965, na cidade de Salvador (BA). Seu início na capoeiragem foi em 1982, no Grupo de Capoeira Angola Pelourinho (GCAP), com os mestres Moraes e Cobra Mansa. Já desenvolveu trabalhos com a capoeira angola em projetos sociais de instituições como Associação Livre de Moradores da Mangueira (ALMM), Fundação do Menor Trabalhador (FAMEB) e Projeto Axé. Em 1992, recebe o título de Contramestre. Em 1994, se desliga do GCAP e dá início ao seu próprio grupo. Junta-se mais tarde ao Mestre Cobra Mansa e passa a fazer parte da Fundação Internacional de Capoeira Angola (FICA). Em agosto de 2003, recebe o título de Mestre, durante o IX Encontro Internacional de Capoeira Angola, realizado pela FICA em Belo Horizonte (MG).

Participam com Mestre Valmir (SSA), Leninho (GO-DF) e Trenel Fabrício (Alto Paraíso de Goiás).

PREÇOS
R$ 100 (os três dias)
R$ 50 (por dia)

28/07
Quinta-feira

15:00 - Aula de Capoeira de Angola 
17:00 - Roda de Capoeira Angola 

29/07
Sexta-feira

15:00 - Aula de Capoeira de Angola 
17:00 - Roda de Capoeira Angola 

30/07
Sábado

15:00 - Aula de Capoeira de Angola 
17:00 - Roda de Capoeira Angola