20/03/18 | A exposição é uma das ações do projeto “Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge: 20 anos de valorização das culturas tradicionais da Chapada dos Veadeiros”
Desde o início de março, está aberta para visitação, na Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge, a exposição Congo de Niquelândia, que relembra a participação do grupo nos 20 anos de existência da CCCJ. A exposição é uma das ações do projeto “Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge: 20 anos de valorização das culturas tradicionais da Chapada dos Veadeiros”, contemplado no Edital de Fomento à Dinamização de Espaços Culturais, do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás 2016, Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás - SEDUCE e Governo de Goiás. Traz fotos de Ana Caroline de Lima, Juliano George Basso e Leonil Júnior. A curadoria ficou por conta da equipe da Casa de Cultura.
De acordo com os congadeiros, em Niquelândia, a tradição da congada nasceu no quilombo Xambá, onde viviam negros fugidos das senzalas de Vila Boa (Cidade de Goiás), Meia Ponte (Pirenópolis) e São Félix (Cavalcante). O grupo homenageia Santa Efigênia, a protetora do município. Registros apontam que a santa era uma negra, foi escravizada e, depois, atirada em uma fogueira.
Tudo começa com a capina do largo. Em seguida, são realizados o levantamento do mastro da santa, o cortejo, a procissão, as missas e almoços de confraternização oferecidos pela imperatriz e o imperador de Nossa Senhora do Carmo. A organização fica por conta dos festeiros, responsáveis pelo preparo da festa. Ao todo, são cinco festeiros de Santa Efigênia e cinco de Nossa Senhora do Carmo. A congada “trabalha” para as santas, cantando e dançando, em uma formação fixa, constituída por duas filas paralelas, na rua e nas casas dos festeiros e promesseiros.
O grupo do Congo de Niquelândia foi um dos primeiros a compor a rede do Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros e é o terceiro a ter uma exposição fotográfica em nosso espaço. No dia 23 de abril, ele participa de uma vivência em São Jorge, durante abertura oficial da exposição na Casa de Cultura e festejos celebrativos ao santo padroeiro da Vila. Em breve, mais informações aqui em nossa página e nas redes sociais.
Saiba mais sobre a manifestação na EncontroTeca, a biblioteca digital do Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros: https://bit.ly/2IJEcUj
Serviço Exposição Congo de Niquelândia
Local: Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge - Vila de São Jorge
Data: 16 de março a 16 de maio de 2018
Horário: quinta a sábado, das 15h às 23h; domingo, das 8h às 13h
Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge
Rua 4, quadra 4, lote 19, Vila de São Jorge, Alto Paraíso - GO
Telefone: 62 3455 1077 - contato@cavaleirodejorge.com.br
2005 - 2017 Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge. Alguns direitos reservados.
Ao compartilhar, cite a fonte.