pt | en

A Encontroteca

A Encontroteca é uma biblioteca virtual criada a partir do material audiovisual, textual e fotográfico, produzido desde 2001 no Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. Reunimos um acervo misto de textos, fotografias, vídeos e áudios de diversas manifestações culturais espalhadas pelo Brasil, que já passaram pela festa no vilarejo de São Jorge.

São cerca de 40 mil fotografias, 18 horas de áudio com entrevistas e músicas, 400 notícias sobre mais de 160 grupos de cultura tradicional. Percebemos a necessidade de mapear e registrar não somente as manifestações culturais dos grupos envolvidos no evento, mas também as formas da cultura tradicional e popular de diversas regiões do Brasil que, por vários motivos, correm o risco de terem suas histórias e tradições extintas.

Compreendendo que a cultura e as manifestações populares possam ser modificadas com o passar do tempo, dado seu caráter evolutivo, foi criada uma plataforma online. Assim, por mais que se registre a essência e as raízes de uma tradição popular, o material disponibilizado terá formação contínua e poderá ser incrementado e atualizado posteriormente.

Todo o material produzido pela equipe da Encontroteca e, posteriormente, pelos próprios usuários do banco de dados, está, aos poucos, sendo disponibilizado na web. Dessa forma, pesquisadores, estudantes e o público geral interessados no assunto poderão utilizar livremente o material da midiateca sob a licença Creative Commons.

O objetivo é fazer uma documentação cultural da forma mais natural possível, onde o processo de documentação tenha o mínimo de intervenção nas histórias, músicas, danças, cantigas, brincadeiras, orações, louvores, ritos e lendas, personagens, instrumentos, vestimentas, comidas e bebidas, modos de fazer, festas e festejos.

Uma vez mapeada e disponibilizada, acreditamos que essa documentação e divulgação das origens de cada uma das manifestações possa fortalecer a cultura local, intensificando o fluxo turístico e, consequentemente, a sustentabilidade para as comunidades, além de ajudar na manutenção das tradições para as novas gerações.

Acesse a Encontroteca e veja os grupos já disponíveis: http://www.encontrodeculturas.com.br/encontroteca

Agenda

Programe-se para os próximos eventos
na Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge


A Vila de Sao Jorge

Conheça a história da Vila criada por ex-garimpeiros de cristais
Faça parte da nossa comunidade e ajude a preservar as belezas da Vila
Veja a rota de carro a partir de Brasília até a Vila de São Jorge

Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge
Rua 4, quadra 4, lote 19, Vila de São Jorge, Alto Paraíso - GO
Telefone: 62 3455 1077 - contato@cavaleirodejorge.com.br

2005 - 2017 Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge. Alguns direitos reservados.
Ao compartilhar, cite a fonte.