pt | en

Turma que Faz

Foi no ano de 2003 que o projeto Turma Que Faz se instalou na Vila de São Jorge, distrito de Alto Paraíso de Goiás, à entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Entrou nessa ex-vila de garimpeiros em pleno cerrado pelas mãos da arte-educadora e musicista Doroty Marques, que naquele ano se apresentou no Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, ao lado de seu irmão, o também artista popular Dércio Marques. A vila a inquietou, assim como todos os lugares pelos quais passou. Das favelas do Sudeste às periferias e matas da região Norte do Brasil, seu contato com os jovens sempre foi revelador. Para eles e para si. Intenso, trabalhoso, musicado, revolucionário. Desde então, mudou a vida de muitas crianças e adolescentes da região. É raro encontrar um deles que não tenha passado pelo projeto. Portadora de uma prática pedagógica única, a artista acumula mais de 30 anos de um trabalho sólido que já atingiu mais de 200 mil crianças e jovens e 10 mil professores nos estados de Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Mato Grosso, Amazonas, Pará, Rondônia e Acre.

Em parceria com a Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge, o Turma Que Faz realiza um trabalho social por meio de atividades educativas, artísticas, culturais, esportivas e ambientais, que utilizam a arte e o meio ambiente como linguagem sensibilizadora e realizadora. O objetivo é desenvolver o capital humano nas crianças e adolescentes, a partir de experiências que promovam a autoestima, a comunicação e a expressão, a convivência familiar e comunitária, o reconhecimento do contexto em que vivem e a consciência ecológica e patrimonial.

Pensando na qualificação profissional desses jovens que participam da Turma Que Faz, o Projeto Todos Nós – A Cadeia Produtiva da Cultura foi criado em 2015 como uma extensão e lançou oito oficinas de capacitação para potenciais agentes culturais locais, adolescentes, jovens e adultos, no desenvolvimento de projetos de gestão e produção cultural. Com a chegada do asfalto à via de acesso da comunidade da Vila de São Jorge, o já significativo fluxo turístico do local aumentou, o que exige uma preparação dos moradores no que se seguirá em termos turísticos e educacionais.

Do projeto Todos Nós nasceu o espetáculo Peña Folclórica, produzido e encenado pelos participantes do Turma. O show traz músicas do universo sul-americano, entoadas por tambores, instrumentos de percussão, violas e sanfonas. Os jovens também dançam e realizam performances circenses e no tecido acompanhados pela voz de Doroty Marques. Parcerias com operadoras de turismo, pousadas e empresários da região garantem a verba aos artistas. Todo o dinheiro arrecadado com a venda de ingressos é destinado a eles.

Conheça mais no site da Turma que Faz >>

Agenda

Programe-se para os próximos eventos
na Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge


A Vila de Sao Jorge

Conheça a história da Vila criada por ex-garimpeiros de cristais
Faça parte da nossa comunidade e ajude a preservar as belezas da Vila
Veja a rota de carro a partir de Brasília até a Vila de São Jorge

Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge
Rua 4, quadra 4, lote 19, Vila de São Jorge, Alto Paraíso - GO
Telefone: 62 3455 1077 - contato@cavaleirodejorge.com.br

2005 - 2017 Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge. Alguns direitos reservados.
Ao compartilhar, cite a fonte.