Evento | Palestra sobre Letramento Racial com Chiara Santos

Dia 07/06/24, Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge

Nesta sexta-feira (07), recebemos na Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge, palestra sobre letramento racial com Chiara Santos. A agenda faz parte do projeto Chapada Cultural selecionado no edital de fomento aos Pontos de Cultura do Fundo de Arte e Cultura de Goiás 2023 (@secultgoias).  Esta palestra tem como objetivo fomentar discussões sobre raça em uma perspectiva de emancipação e aprofundamento das lutas em torno da justiça social e igualdade. 

SOBRE A PALESTRA

Em busca de justificar toda a desumanização e violência cometida contra o povo negro durante o período da escravização em massa dos povos que viviam no continente Africano, o colonialismo se valeu de muitas estratégias para difundir a ideia de superioridade racial e e dispôs de todo o poder e recursos que os países colonizadores possuiam para tentar apagar a história do desenvolvimento e conquistas dos povos diferentes de si principalmente negros e indigenas no Brasil. Foram diversas as intervenções realizadas para normalizar todas as atrocidades cometidas durante o período em que pessoas de diferentes culturas foram sequestradas, separadas de seus familiares, transportadas de forma insalubre por longos períodos, tiveram seus nomes trocados e foram vendidas como mão-de obra escrava, sem nenhum direito humano garantido.

Até hoje o marcador racial impacta na forma como muitas pessoas aprendem a ser ver e se relacionar consigo, com as pessoas e o ambiente à sua volta. As consequências deste processo ainda influência nas experiências de quem é a maioria que tem acesso a bens e serviços de qualidade e entre aqueles que passam a vida lutando para acessar direitos constitucionais básicos, como figuram nos diferentes índices de renda, expectativa de vida, mobilidade social, segurança, dentre outros e na representatividade que os diferentes grupos têm nos espaços de poder e decisão, dentre tantos aspectos que contemplam a vida humana em sociedade.

Entender como esses processos se estruturam e o que podemos fazer para superar o racismo que ainda contamina nossa sociedade é muito importante para que consigamos criar uma realidade mais justa e inclusiva para todas as pessoas. Neste encontro vamos conhecer um pouco melhor a história de como tudo isso foi se estruturando e lembrar das diversas contribuições que o povo negro trouxe e ainda traz pra nossa sociedade.

SOBRE A PALESTRANTE

Chiara Santos é uma mulher negra, mãe de duas crianças, nascida e criada no Cerrado Goiano. É psicóloga com especialização em Educação, Diversidade e Inclusão Social, produtora cultural e oferece cursos, vivências e palestras sobre questões étnico raciais e outros temas há algum tempo. Atua como psicóloga da equipe técnica do Lar de Luara, Serviço de Acolhimento que atende crianças de 0 a 12 anos da região. É alguém que procura colocar um pouco de arte em tudo que faz e está sempre em busca aprender com as experiências e as pessoas que encontra. 

Data: 07 de junho
Local: Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge 
Horário: 16h 

Participação gratuita!

Compre seu ingresso: